Vacina Coliprotec da Elanco contra diarreia pós-desmame em leitões, aliada ao bem-estar animal
Assegurar o bem-estar animal é uma premissa para a definição de todas as estratégias e ações para a Elanco Saúde Animal. Por isso, produtos do seu portfólio vêm recebendo a certificação internacional do selo BEA, concedido a empresas cujas soluções cumprem preceitos universais alinhados com os requisitos de bem-estar animal.
“Nossa solução que mais recentemente recebeu a chancela BEA foi a vacina ColiprotecTM F4/F18, lançada no mercado brasileiro este ano, com foco específico no controle da diarreia pós-desmame em leitões relacionada à bactéria Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC) F4 e F18, causa mais comum de mortalidade pós-desmame em leitões, aqui e no mundo todo. É a única vacina oral no país com este fim”, diz Pedro Sbardella, gerente de marketing de Monogástricos Brasil da Elanco.
Segundo o executivo, a ColiprotecTM F4/F18 ilustra bem um produto que, além de inovador, preocupa-se com o bem-estar animal. “Trata-se de uma vacina viva, de aplicação oral, na água de bebida dos animais ou via aplicadores, o que significa menos estresse para o suíno quando comparado a produtos de administração injetável. É o único imunizante oral registrado no país com recomendação para uso em bebedouros na maternidade, ou seja, ainda na fase de aleitamento do animal, a partir dos 18 dias de vida, cuja eficácia contra a E. coli, causa mais frequente da diarreia pós-desmame é atestada em diversos estudos internacionais e largamente validada pelos mercados onde está registrada", completa.
Além disso, ao exigir apenas uma dose para proteger a imunidade dos animais contra infecções por cepas ETEC, a vacina também garante mais conforto aos animais e também ao produtor. A imunização com somente uma dose é alcançada sete dias após a vacinação. “A estratégia induz uma reação imune localmente, no intestino; ou seja, ao invés dos receptores serem ocupados pelas cepas patogênicas da bactéria ETEC, eles são ocupados pelas vacinais, reduzindo a quantidade de bactérias patogênicas no intestino e estimulando a produção de anticorpos locais (principalmente IgA)”, explica Maria Eugênia Ferraz, Consultora Técnica da Elanco.
Prover soluções capazes de melhorar a saúde e o bem-estar dos animais de produção em todo o mundo, e a produtividade sustentável dos produtores estão entre as metas globais da Elanco até 2030. A nova vacina, com sua administração fácil e em dose única, vai ao encontro desses objetivos. “Ela promove mais produtividade à granja e menos impactos ambientais, uma vez que permite a redução do uso de antibióticos e de óxido de zinco na produção de suínos”, lembra Pedro.
Além da ColiprotecTM F4/F18, outros produtos do portfólio Elanco possuem a chancela internacional do BEA, como o Protexin™ Concentrate, aditivo probiótico completo para suínos, que contribui para o equilíbrio da microbiota intestinal; o Hemicell™ HT, enzima poupadora de energia, e o Baycox™ 5%, tratamento oral e também de dose única para o controle da coccidiose, causada pelo Cystoisospora suis, protozoário que se multiplica nas células hospedeiras.
Para receber a certificação, cada categoria de produtos possui critérios específicos que precisam ser atendidos na íntegra, tais como rastreabilidade, boas práticas de fabricação, aplicação, entre outros, atendidos pelas soluções Elanco.